logo clinica naturale hiper-hidrose Info logo varizes Clínica Naturale I - São Paulo
Av. Moema , 87 cj 51-52
Moema – São Paulo
Parking : Al. dos Jurupis 452
Fone: 11 50511075
Clínica Naturale II - Interior
Avenida Antonio Ometto, 525
Limeira – São Paulo
Fone 19 34538490
diretor medico
Informações sobre varizes para pacientes e profissionais de saúde
Informations about varicose and spider veins for patients and health professionals
Information à propos des varices et des télangiectasies pour patients et profissionnelles de la santé
HOME A Clínica Médicos Agendamento Hospitais Email Aesthetic News Search
  O que é Hiper-hidrose ?
  Causas
  Sinais e Sintomas
  Tratamentos
  Porque BOTOX®
  Tratamento com BOTOX®
  Duração dos Efeitos
  Como aplicar BOTOX®
  História do BOTOX®
  Simpatectomia
  Complicações da Simpatectomia
  BOTOX® X Simpatectomia
  Grafia Correta
  Pesquisas da Clínica
  Referencias
  Pesquisas Internacionais
  Texto Completo
  Fotos
  Links

Sinais e Sintomas

hiperidrose_de_mao

Hiperidrose de Mão - incomoda na vida afetiva, no manuseio de papéis , no esporte, na direção de veículos, ao cumprimentar pessoas e outras situações cotidianas , simples, mas que desagrada muito os portadores de hiperidrose .

A maioria das pessoas, que não tem Hiper-hidrose, e mesmo alguns profissionais de saúde e familiares, não sabem quantificar o tamanho do incômodo que ela causa aos seus portadores. Embora não configure um problema de saúde grave, só os que a tem podem aquilatar o grau de desagrado por ela provocado, e a maioria se refere ao excesso de suor como um grande problema.

A Hiper-hidrose atinge homens e mulheres e se manifesta em várias idades.

As pessoas que apresentam Hiper-hidrose geram suor nas mesmas condições e sob os mesmos estímulos que os outros pacientes, só que em quantidade maior. Por outro lado, podem gerar suor, mesmo em condições onde outras pessoas não o apresentariam, como com pequenas emoções e mesmo com temperatura normal. Isso acaba gerando um processo de ansiedade que realimenta a Hiper-hidrose.

Antigamente se associava a Hiper-hidrose a problemas psicológicos, mas, a Hiper-hidrose tem causa genética, já se nasce com a tendência. O que evidencia esta causa genética , é que nas famílias de pacientes que tem Hiper-hidrose, é comum, embora não obrigatório, que existam outros parentes diretos, irmãos, pais, tios ou avós com o mesmo problema. Trabalhos recentes publicados nos EUA, confirmam esta possibilidade. Outra evidência da causa genética, é que mesmo crianças muito pequenas podem apresentar Hiper-hidrose.

O que ocorre na verdade, é que a Hiper-hidrose é um grande incômodo para os seus portadores, e isso provoca problemas psicológicos, que são, então, conseqüência e não causa da Hiper-hidrose.

Estas alterações psicológicas são facilmente perceptíveis nos pacientes, o que motivou anteriormente a suspeita e o tratamento psicológico e medicamentoso do problema, com resultados não uniformes. Enfatizamos que as alterações psicológicas são conseqüência e não causa da Hiper-hidrose.

Muitos pacientes referem que a Hiper-hidrose se manifestou ou piorou quando submetidos a pressões de responsabilidade profissional e/ou afetiva, quando adultos jovens ou na adolescência.

Muitos pacientes referem que quando percebem que começam a suar, aí é que o suor piora. Chamamos a isso de “Síndrome do Gatilho da Hiper-hidrose”.

A “Síndrome de Gatilho da Hiper-hidrose” está relacionada as alterações psicológicas provocadas pela Hiper-hidrose.

hiperidrose_de_mao

hiperidrose_axilar

Hiperidrose da Axila - Incomoda por manchar as roupas, deixando apenas algumas cores como possíveis. Aspecto de má higiene, mesmo que os cuidados pessoais sejam ótimos. Facilitam a criação de bactérias provocando odor, passa falsa imagem de ansiedade e acarreta também outros incômodos.

Os pacientes com Hiper-hidrose, em quase sua totalidade, podem apresentar a “Síndrome do Gatilho da Hiper-hidrose” : referem que quando percebem que vão começar a apresentar sudorese, sentem um processo de ansiedade, gerado pela própria consciência da Hiper-hidrose e que desencadeia, instantaneamente, uma sudorese ainda mais profusa. Isso ocorre porque a Hiper-hidrose provoca alterações psicológicas que a realimentam gerando um círculo vicioso: A Hiper-hidrose, de origem genética, provoca alterações psicológicas que provocam mais Hiper-hidrose e conseqüentemente mais alterações psicológicas , realimentando o círculo vicioso e gerando a “Síndrome do Gatilho da Hiper-hidrose”.

A “Síndrome do Gatilho da Hiper-hidrose” descrita pelos médicos da Clínica Naturale, é o conjunto de reações psicológicas decorrentes da Hiper-hidrose genética , que geram ansiedade e piora dos sinais e sintomas e que colocam as alterações psicológicas da Hiper-hidrose como conseqüência e não causa da afecção.

Portanto a Hiper-hidrose é causa de problemas psicológicos e não conseqüência.

 

A Síndrome do Gatilho da Hiper-hidrose

A “Síndrome do Gatilho da Hiper-hidrose”, descrita pelos médicos da Clínica Naturale, é o conjunto de reações psicológicas decorrentes da Hiper-hidrose genética , que geram ansiedade e piora dos sinais e sintomas.

A Hiper-hidrose tem causa genética. Mas a presença da Hiper-hidrose incomoda muito os seus portadores, que acabam gerando umprocesso de ansiedade que realimenta a própria Hiper-hidrose. Chamamos esta situacão de "Síndrome do Gatilho da Hiper-hidrose". A Hiper-hidrose genética, agravada pelos problemas psicológicos por ela gerados, acabam provocando um círculo vicioso que realimenta a Hiper-hidrose

 

A Hiper-hidrose atinge principalmente a axila, as mãos e os pés, mas pode atingir também a face, principalmente a região frontal ( a testa) e o couro cabeludo, assim como o tórax, a nuca, a região sob a mama, a região inguinal, e qualquer outra região do corpo.

Os portadores de Hiper-hidrose Axilar (axilas) se queixam de roupas excessivamente molhadas, manchadas e danificadas, aspecto de má higiene, impressão de descontrole emocional e falta de adaptação aos trajes necessários para o trabalho.

Os portadores de Hiper-hidrose Palmar (mãos) se queixam de dificuldades para manusear papéis, em trabalhos manuais de diversos tipos, tocar instrumentos, digitar computadores, cumprimentar com um aperto de mão, no contato afetivo, para dirigir e para a prática de esportes. .

Os portadores de Hiper-hidrose Plantar (pés) se queixam de umidade exagerada,, facilidade para adquirir micoses (frieiras) e sensação de que os pés escorregam por dentro do sapato.

Por haver um aumento do número de bactérias em regiões umidas do corpo, a Hiper-hidrose pode estar associada com um aumento de odor, embora não seja a responsável direta por este tipo de problema.

last actualization:

Seguimos os  princípios do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida para  educação , não necessariamente  são técnicas praticadas na Clínica Naturale. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem um  problema de saúde, contacte seu médico . O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Informações e textos são produzidos por médicos da Clínica Naturale e não recebem fundos ou propaganda de qualquer empresa ou pessoa. O site é custeado pela própria clínica. Adaptado ao decreto CFM 1974/2011 que regulamenta comunicação médica e não permite fotos antes /depois de procedimentos . Fotos e desenhos  são meramente ilustrativos. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2012 Clínica Naturale. last actualization: